.posts recentes

. Contrastes

. Ténis espectáculo

. Actualidade

. Análise das polls - Vence...

. Aconteceu esta semana (28...

. Bolamarela - Crónica de C...

. Karatantcheva imparável

. Poll Sampras

. Fotos Open da Austrália

. Ainda o Open da Austrália...

.arquivos

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.pesquisar

 

.links

Sábado, 26 de Maio de 2007

#2 - Que é feito de...Gustavo Kuerten

Faz hoje precisamente 10 anos que Gustavo Kuerten atingiu a sua primeira vitória em Roland Garros, derrotando o checo Slava Dosedel por 6-0, 7-5 e 6-1, no início de uma caminhada histórica que faria dele o primeiro brasileiro a conquistar um torneio de Grand Slam desde Maria Esther Bueno (US Open 1966) e o segundo jogador com ranking mais baixo (66º) a atingir tal feito.

Esse ano de 1997 marcou o aparecimento do brasileiro para a ribalta do ténis mundial. Ele que, antes do torneio de Roland Garros, figurava na 66º posição do ranking mundial e que nunca tinha conquistado nada de relevante enquanto tenista profissional (a não ser o torneio de pares do Estoril Open nesse mesmo ano), surpreendeu o mundo inteiro ao vencer o torneio parisiense, derrotando os campeões das três anteriores edições pelo caminho. Thomas Muster, vencedor em 1995, foi o primeiro, em cinco emocionantes sets, na terceira ronda; Yevgueny Kafelnikov, vencedor em 1996, também não foi capaz de travar o brasileiro e perdeu, igualmente em cinco sets, nos quartos-de-final; Sergi Bruguera, vencedor em 1994, foi o último e o que menos resistência ofereceu. Com parciais de 6-3, 6-4 e 6-2, o extravagante Guga, vestido com as cores do Brasil, vencia o torneio de Roland Garros e inscrevia o seu nome na Taça dos Mosqueteiros.

No entanto, o brasileiro tardou em afirmar-se no circuito e em voltar a conseguir resultados de relevo. 1998 foi um ano fraco para as suas aspirações e 1999 não foi muito melhor. Apesar das vitórias nos Masters Series de Monte Carlo e Roma, Guga fraquejou nos quartos-de-final em Roland Garros, às mãos de um renascido ucraniano Andrei Medvedev, que viria a perder a final para um também renascido Andre Agassi, naquela que foi uma das mais incríveis finais da última década. E nem o facto de ser quarto-finalista em Wimbledon e no US Open salvou a época menos boa do brasileiro.

Mas em 2000, Guga voltaria a entrar nos eixos. Venceu na sua "terra prometida", Paris, derrotando o russo Yevgueny Kafelnikov nos quartos-de-final (como acontecera em 1997 e viria a contecer em 2001) e o sueco Magnus Norman na final, e foi conseguindo resultados constantes durante todo o ano, que terminou com a vitória na Masters Cup de Lisboa e a conquista do primeiro lugar do ranking. Um ano em cheio, portanto, que teve seguimento em boa parte do seguinte. 2001 foi ano de nova vitória em solo parisiense, mas também de conquistas nos Masters Series de Monte Carlo e Cincinnati. Só que 2001 marcou também o início dos problemas físicos do brasileiro, que, desde então, se tem visto a braços com lesões constantes.

No período que medeia a época de 2002 e a época de 2007, destaque apenas para a boa prestação em Roland Garros 2004, no qual atingiu os quartos-de-final (derrotou Roger Federer pelo caminho) e para conquistas em torneios de menor categoria.

Já este ano, tentou regressar ao circuito, mas os maus resultados levaram-no a optar por resguardar-se, tendo inclusivé recusado um wildcard (convite) para participar no "seu" torneio de Roland Garros, para tristeza de muitos fãs, espalhados por todo o mundo. Tem agora 30 anos e ocupa o 664º lugar do ranking mundial.

 

Vídeos sobre Gustavo Kuerten:

 

http://www.youtube.com/watch?v=tzFWVnkBv-M

http://www.youtube.com/watch?v=Jp4h247Qa8k

http://www.youtube.com/watch?v=sho_sXYRGNs

http://www.youtube.com/watch?v=HI8r-2cMOTE

 

publicado por Morais às 15:09
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Visitas

blogs SAPO