. Análise das polls - Vence...
. Aconteceu esta semana (28...
. Bolamarela - Crónica de C...
. Ainda o Open da Austrália...
Wimbledon - Relva
Roland Garros - Terra batida
Nesta altura da habitual mudança brusca de superfície para quase todos os principais jogadores e jogadoras do circuito mundial, são muitos os adeptos (e jogadores, claro está) que lamentam o fim das provas de terra batida e outros tantos são os que supiram pela chegada, enfim, da época de relva.
Ao assistir, na passada semana, a alguns jogos do torneio de Queen's, dei-me conta que cada vez mais se pode ver bom ténis em relva, agora que já não prevalece tanto aquele serviço-canhão típico dos que apontavam baterias sobretudo para este "mesito" de relva. Por outro lado, assistimos, recorrentemente, a boas trocas de bola, acompanhadas de graduais subidas à rede, que tornam o jogo atacante bem mais aliciante do ponto de vista do espectador (pelo menos do meu). Mas mantém-se e manter-se-á sempre a controvérsia em torno do tipo de piso que serve melhor os intentos do ténis espectáculo, do bom ténis que é, afinal, aquilo a que todos gostamos de assistir.
Assim sendo, resolvi pôr a votação (na barra lateral direita) esta questão: "Qual é, afinal, a superfície que potencia o melhor ténis?", incluindo, nas possíveis respostas, não só as superfícies de relva e terra batida, atrás referenciadas, mas também o chamado hardcourt, piso em que se disputa o Open dos EUA, bem como o denominado Rebound Ace (Open da Austrália) e ainda a superfície de carpete, típica dos torneios indoor de fim de temporada, e outras opções, que contemplam superfícies menos convencionais que existam por esse mundo fora.
Para saber mais sobre alguns dos vários pisos existentes, pode ler-se a sucinta informação disponibilizada aqui, no site da BBC.
US Open - Hardcourt
AUS Open - Rebound Ace